Como pode um quadro, um retábulo, uma música ou um espectáculo desenvolver o nosso conhecimento?



Admirar obras de arte é uma forma de compreender melhor o que os indivíduos produzem, e a realidade que narram. Segundo Goodman “Dom Quixote, tomado literalmente, não se aplica a ninguém, mas tomado figurativamente, aplica-se a muitos de nós”. Por isso, “ perguntar se uma pessoa é um Dom Quixote (quixotesca) ou um Dom Juan é uma questão tão genuína como perguntar se uma pessoa é paranóide ou esquizofrénica, é mais fácil de decidir”.
A arte opera de forma simbólica, não exacta e alegórica. Para melhor compreender as manifestações humanas, os historiadores e sociólogos preocupam-se pela arte de uma determinada época ou cultura.

Este blogue tem por objectivo dar a entender esta interacção entre a arte e o conhecimento, e de que forma as ostentações humanas repercutem-se ao longo dos anos e séculos.
O ponto de partida deste espaço, são os Séculos XVII e XVIII, nomeadamente pretende-se abordar a vida de uma corte, rodeada de riquezas, luxos, extravagâncias e exibições, e a repercussão estética-ideológica que esta deixou como herança nas gerações vindouras. Pretende-se assim analisar globalmente a antícope deixada por este movimento desde o seu apogeu até as réstias que se podem encontrar deste nos dias de hoje, tentando assim elaborar um paralelismo ideologicamente estético desde que surgiu o movimento social em si, até à nossa actualidade.

ACONTECIMENTO - Tratado de Utrecht (1713)

Tratado de Utrecht

O tratado de Utrecht, foi o documento que, em 1713, na cidade de Utrecht, nos Paises Baixos, pôs fim à guerra da sucessão espanhola (1701-1714), na qual entraram em conflito interesses de várias potências europeias.

O trono da Espanha era pretendido por Filipe d'Anjou, neto do rei francês Luís XIV, e por Carlos, da casa da Áustria. As negociações se abriram em 29 de Janeiro de 1712, mas só em 11 de Abril de 1713 foram assinados os principais acordos, dos quaiso último é de 1714.

Esta disputa sucedeu-se, quando Carlos II de Espanha (1665-1700) morreu sem deixar descendência. Duas semanas antes de morrer, Carlos II tinha elaborado um segundo testamento, no qual declarava Filipe de Anjou (neto de Luís XIV) seu pleno sucessor.

O rei Luís XIV, representando o seu neto, aceitou a herança que, lhe possibilitava dominar os Países Baixos Espanhóis, para alémde lhe abrir a condição de colocar todo o império espanhol sob sua autoridade. Esta sucessão foi de imediato contrariada pelo príncipe eleitor da Baviera, José Fernando, que se encontrava em igualdade de circunstâncias com o neto d Luís XIV na linha de sucessão. Pelo número de países envolvidos e pela extensão das frentes de batalha em terra e no mar, esta guerra foi considerada a primeira revolução mundial da Idade Moderna.

As discussões, inicialmente, privilegiou os exércitos franceses, mas, após 1704, começaram a assinalar derrotas que se aglomeraram significativamente depois de 1708-09. A partir de 1711, a diplomacia francesa desencadeou tentativas para a negociação da paz. O acordo final ocorreu na cidade de Utreque, na Holanda, em 1713. O tratado, foi posteriormente, rematado pelos tratados de Rastatt (1714) e de Baden (1714), que estenderam as cláusulas do primeiro a todo o Sacro Império e pelo Tratado da Barreira (1715) que, regularizou as relações entre a Holanda e os países Baixos Meridionais.

Com estes acordos, a herança dos Habsburgos espanhóis foi repartida. E com os Tratados de Utreque a geografia política da Europa ficou alterada, pondo limite ao domínio exercido pela França.






Alegoria da Paz de Utrecht

0 comentários:

Enviar um comentário

Livros e Filmes


Filme: Maria Antonietta

Filme:Le Roi Dance

Filme: O poder da arte

Filme: A Rapariga com Brinco de Pérola

Livro: Burguês Fidalgo/Sganarelo Autor: Molière