Ler mais: http://estudogeral.sib.uc.pt:8080/dspace/bitstream/10316/9753/1/APimentel.pdf
Etiquetas: Arte , Literatura , Tracy Chevalier , Vermeer
Memorial do Convento de José Saramago
Etiquetas: Literatura , Mafra , Saramago
REMBRANDT VAN RIJN (1606-1669)
O Século XVII
No Século XVII a França, influenciará a moda nos demais países da Europa.A figura máxima é a do rei, segundo os princípios absolutistas.
Luí XIV, rei de França, é considerado por muitos autores o inventor do luxo, pois deixou-nos um legado de símbolos de status e sofisticação, durante o seu reinado, nomeadamente:
Para Luís XIV ostentar o luxo era uma forma de poder. A França soube utilizar muito bem esse poder de sedução para influenciar outros países. As criações da corte francesa eram desejadas e disseminadas por toda corte Europeia.
A figura do seu primeiro-ministro Jean-Baptiste Colbert foi responsável pela criação de um dos primeiros jornais de moda, o Mercure Galant, que trazia informações das roupas francesas e ainda instituiu o conceito de rotatividade de colecções por estação, que é mantido até hoje.
O vestuário masculino estava assim definido:
O vestuário feminino era composta basicamente por:
O vestuário masculino tinha a seguinte estrutura:
A história do Traje da idade Média ao Barroco
Etiquetas: Jean-Baptiste Colbert , Luís XIV , Moda
Etiquetas: Barroco Italiano , Caravaggio , Pintura
Gian Lorenzo Bernini (continuação)
Gian Lorenzo Bernini (continuação)
Gian Lorenzo Bernini (continuação)
Gian Lorenzo Bernini (continuação)
Gian Lorenzo Bernini (continuação)
Gian Lorenzo Bernini (continuação)
Gian Lorenzo Bernini (continuação)
Gian Lorenzo Bernini (continuação)
A estatuária independente
A escultura laica
Etiquetas: Arte , características , Escultura
Etiquetas: Arte , Caravaggio , Pintura , Velázques
Etiquetas: Arquitectura , Arte , Igreja , Palácio
Etiquetas: Arte
O Palácio de Versalhes (continuação)
O Palácio de Versalhes (continuação)
O Palácio de Versalhes (continuação)
Etiquetas: Absolutismo , França , Luís XIV , Palácio , versalhes
Etiquetas: comédie-ballet , le bourgeois gentilhomme , moliére , teatro
Clique aqui:
Vida e realizações
Este cientista inglês, que foi um dos principais precursores do Iluminismo, criou o binômio de Newton, e, fez ainda, outras descobertas importantes para a ciência. Quatro de suas principais descobertas foram realizadas em sua casa, isto ocorreu no ano de 1665, período em que a Universidade de Cambridge foi obrigada a fechar suas portas por causa da peste que se alastrava por toda a Europa. Na fazenda onde morava, o jovem e brilhante estudante realizou descobertas que mudaram o rumo da ciência: o teorema binomial, o cálculo, a lei da gravitação e a natureza das cores.
Dentre muitas de suas realizações escreveu e publicou obras que contribuíram significativamente com a matemática e com a física. Além disso, escreveu também sobre química, alquimia, cronologia e teologia.
Newton sempre esteve envolvido com questões filosóficas, religiosas e teológicas e também com a alquimia e suas obras mostravam claramente seu conhecimento a respeito destes assuntos. Devido a sua modéstia, não foi fácil convencê-lo a escrever o livro Principia, considerado uma das obras científicas mais importantes do mundo.
Newton tinha um temperamento tranqüilo e era uma pessoa bastante modesta. Ele se dedicava muito ao seu trabalho e muitas vezes deixava até de se alimentar e também de dormir por causa disso. Além de todas as descobertas que ele fez, acredita-se que ocorreram muitas outras que não foram anotadas.
Diante de todas as suas descobertas, que, sem sombra de dúvida, contribuíram e também ampliaram os horizontes da ciência, este cientista brilhante acreditava que ainda havia muito a se descobrir. E, em 1727, morreu após uma vida de grandes descobertas e realizações.
Galileu Galilei (1564-1642)
Galileu Galilei foi Físico, Matemático e astrónomo Italiano, descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da Inércia. Por pouco Galileo não seguiu a carreira artística. Um de seus primeiros mestres, d. Orazio Morandi, tentou estimulá-lo a partir da coincidência de datas com Michelângelo (que havia morrido três dias depois de seu nascimento). Seu pai queria que fosse médico, então desembarcou no porto de Pisa para seguir essa profissão. Mas era um péssimo aluno e só pensava em fazer experiências físicas (que, na época, era considerada uma ciência de sonhadores).
Aristóteles era o único que havia descoberto algo sobre a Física, ninguém o contestava, até surgir Galileu. Foi nessa época que descobriu como fazer a balança hidrostática, que originaria o relógio de pêndulo. A partir de um folheto construiu a primeira luneta astronômica em Veneza. Fez observações da Via Láctea a partir de 1610 que o levaram a adotar o sistema de Copérnico.
Pressionado pela Igreja, foi para Florença, aonde concluiu com seus estudos que o Centro Planetário era o Sol e não a Terra, essa girava ao redor dele como todos os planetas. Foi condenado pela inquisição e teve que negar tudo no tribunal. Colocou em discussão muitas ideias do filósofo grego Aristóteles, entre elas o fato de que os corpos pesados caem mais rápido que os leves, com a famosa história de que havia subido na torre de Pisa e lançado dois objectos do alto.
Essa história nunca foi confirmada, mas Galileu provou que objectos leves e pesados caem com a mesma velocidade. Ao sair do tribunal, disse uma frase célebre: "Epur si Muove!", traduzindo, " e com tudo ela se move ". Morreu cego e condenado pela igreja, longe do convívio público. 341 anos após a sua morte, em 1983, a mesma igreja, revendo o processo, decidiu pela sua absolvição.
Principais Realizações
A Luneta Astronómica, com a qual descobriu, entre outras coisas, as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter, as manchas solares, e, principalmente, os planetas ainda não conhecidos.
A balança hidrostática
O compasso geométrico e militar
Foi o primeiro a contestar as ideias de Aristóteles
Descobriu que a massa não influi na velocidade da queda.
Texto Retirado:http://www.fortunecity.com/tatooine/servalan/272/galileu.htm
Etiquetas: ciência , Cientísta , Isaac Newton
Durante o Barroco a encenação e o espectáculo eram pernanentes... e os palcos eram diversos.
A igreja- Placo de cerimónias religiosas e de veneração de figuras religiosas.
A academia- Palco de orações de sapiência e da edição de publicações científicas ou culturais.
A corte- Palco de recepções, cerimónias, cortejos e festas faustosas.
A festa- Placo de representações, das tragédias, comédias, autos sacramentais, concertos e ópera.
Tratado de Utrecht
O tratado de Utrecht, foi o documento que, em 1713, na cidade de Utrecht, nos Paises Baixos, pôs fim à guerra da sucessão espanhola (1701-1714), na qual entraram em conflito interesses de várias potências europeias.
O trono da Espanha era pretendido por Filipe d'Anjou, neto do rei francês Luís XIV, e por Carlos, da casa da Áustria. As negociações se abriram em 29 de Janeiro de 1712, mas só em 11 de Abril de 1713 foram assinados os principais acordos, dos quaiso último é de 1714.
Esta disputa sucedeu-se, quando Carlos II de Espanha (1665-1700) morreu sem deixar descendência. Duas semanas antes de morrer, Carlos II tinha elaborado um segundo testamento, no qual declarava Filipe de Anjou (neto de Luís XIV) seu pleno sucessor.
O rei Luís XIV, representando o seu neto, aceitou a herança que, lhe possibilitava dominar os Países Baixos Espanhóis, para alémde lhe abrir a condição de colocar todo o império espanhol sob sua autoridade. Esta sucessão foi de imediato contrariada pelo príncipe eleitor da Baviera, José Fernando, que se encontrava em igualdade de circunstâncias com o neto d Luís XIV na linha de sucessão. Pelo número de países envolvidos e pela extensão das frentes de batalha em terra e no mar, esta guerra foi considerada a primeira revolução mundial da Idade Moderna.
As discussões, inicialmente, privilegiou os exércitos franceses, mas, após 1704, começaram a assinalar derrotas que se aglomeraram significativamente depois de 1708-09. A partir de 1711, a diplomacia francesa desencadeou tentativas para a negociação da paz. O acordo final ocorreu na cidade de Utreque, na Holanda, em 1713. O tratado, foi posteriormente, rematado pelos tratados de Rastatt (1714) e de Baden (1714), que estenderam as cláusulas do primeiro a todo o Sacro Império e pelo Tratado da Barreira (1715) que, regularizou as relações entre a Holanda e os países Baixos Meridionais.
Com estes acordos, a herança dos Habsburgos espanhóis foi repartida. E com os Tratados de Utreque a geografia política da Europa ficou alterada, pondo limite ao domínio exercido pela França.
Alegoria da Paz de Utrecht
Etiquetas: Carlos II , Filipe de Anjou , Rei Luís XIV , tratado Utrecht
Etiquetas: Gerra dos 30 anos
Etiquetas: Le Roi Danse , Lully , música
Copyright 2009 - As Extravagâncias dos Séc.XVII e XVIII