Como pode um quadro, um retábulo, uma música ou um espectáculo desenvolver o nosso conhecimento?



Admirar obras de arte é uma forma de compreender melhor o que os indivíduos produzem, e a realidade que narram. Segundo Goodman “Dom Quixote, tomado literalmente, não se aplica a ninguém, mas tomado figurativamente, aplica-se a muitos de nós”. Por isso, “ perguntar se uma pessoa é um Dom Quixote (quixotesca) ou um Dom Juan é uma questão tão genuína como perguntar se uma pessoa é paranóide ou esquizofrénica, é mais fácil de decidir”.
A arte opera de forma simbólica, não exacta e alegórica. Para melhor compreender as manifestações humanas, os historiadores e sociólogos preocupam-se pela arte de uma determinada época ou cultura.

Este blogue tem por objectivo dar a entender esta interacção entre a arte e o conhecimento, e de que forma as ostentações humanas repercutem-se ao longo dos anos e séculos.
O ponto de partida deste espaço, são os Séculos XVII e XVIII, nomeadamente pretende-se abordar a vida de uma corte, rodeada de riquezas, luxos, extravagâncias e exibições, e a repercussão estética-ideológica que esta deixou como herança nas gerações vindouras. Pretende-se assim analisar globalmente a antícope deixada por este movimento desde o seu apogeu até as réstias que se podem encontrar deste nos dias de hoje, tentando assim elaborar um paralelismo ideologicamente estético desde que surgiu o movimento social em si, até à nossa actualidade.

ARTE - A Pintura de Caravaggio

Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571- 1610)


Pesquisas recentes concluem que Michelangelo Merisi é de origem milaneza, mas para fugir da peste que assolava a cidade, na época, a família transferiu-se para Paço Bianco di Caravaggio, uma pequena aldeia da região, cujo nome acabou adotando e que ainda hoje gera confusões quanto ao local do seu nascimento.

Com Caravaggio inicia-se o barroco italiano e o melhor epíteto para esse artista é: "mestre das luzes e das sombras", definição que também incorporou em sua existência pela forma turbulenta e tempestusosa que a viveu.O menino Michelangelo, filho do artesão e mestre de obras Fermo Merisi, órfão aos 11 anos, emprega-se como aprendiz, nessa época, no ateliê de Simone Peterzano, que se dizia discípulo de Ticiano, em Milão, como uma forma de ocupar o seu tempo e livrar-se da vadiagem, já que não queria frequentar a escola e vivia metido em brigas de rua.


Era o chamado período da contra-reforma e o clero católico investia na construção de templos, para barrar as ideias da reforma de Martinho Lutero, gerando trabalho para pintores e construtores. E aí se encontra Michelangelo Merisi da Caravaggio, ou simplesmente, Caravaggio, nome que adotou nessa época.Os primeiros trabalhos com a sua marca, usando contrastes de luz e sombras que provocam efeitos dramáticos, definido com o nome de tenebrismo, aparecem na igreja de San Luigi dei Franchesi e na Capela de Contarelli, esta com cenas da vida de São Mateus. O artista não gozava de unamimidade, pois suas pinturas eram consideradas realistas demais para os padrões da Igreja. Caravaggio usava como modelos pessoas comuns encontradas nas ruas, nas feiras e nas tavernas e defendia a idéia de que os personagens bíblicos eram pessoas iguais a quaisquer outras.As suas obras de temática religiosa incluem pinturas como "Invocação de São Mateus", "A Ceia em Emmaus", "A Conversão de São Paulo", "A Degolação de São João Batista", "O Repouso no Egito", "A Crucificação de São Pedro", dentre várias. Além destas, tem também a obra mundana, resultado de encomendas, onde tratou os temas de forma a chocar o chamado "bom gosto" da época, o que o classifica como primeiro "pintor maldito" da história da arte.


Exemplo disso é o escândalo provocado pela tela "Baco" (1597), onde o deus do vinho e das orgias para os romanos, e Dioniso para os gregos, é retratado como se fosse um travesti, com traços de gueixa japonesa, o corpo levemente inclinado e insinuante a oferecer uma taça. No "Baco doente" (1593), que seria um auto-retrato, se tem uma figura de traços debilitados, com um cacho de uvas nas mãos, mas ainda assim, insinuante. Também é de sua autoria a mais divulgada representação da lenda de Narciso, em tela de 1598.Caravaggio tinha temperamento violento e génio tempestuoso. "Perito no pincel como na espada, foi um homem turbulento, socialmente rebelde e artisticamente livre. Um precursor". Não dispensava uma briga e foi preso diversas vezes. Certa feita recusou-se a pagar um jogo perdido, e na discussão com o opositor, um certo Ranuccio Tommasoni, feriu-o e este acabou morrendo. Para evitar a prisão começa o período errante de sua vida, passando por Nápoles, Malta, Siracusa, Messina e Palermo, sempre em fuga devido a desavenças e perseguições.


Por diversas vezes conseguiu, com a ajuda de protectores, fugir das prisões, a última delas em Malta, quando cumpria pena por desavenças com um poderoso do lugar. Consegue chegar a Nápoles, mas, perseguido por mandantes do poderoso maltês, é localizado e ferido a espada. Debilitado pela malária contraída na prisão e ainda não recuperado dos ferimentos recebe a notícia de que teria o perdão papal e poderia retornar à Roma. Tenta deixar Nápoles por via marítima, mas acaba falecendo na praia, antes de completar 40 anos de idade.A história de sua vida foi contada em filme por Derek Jarman, com o título "Caravaggio", de 1986.

Fonte: Génios da pintura, vol. 28, Abril Cultural, 1980
Michelangelo Merisi da Caravaggio - O poder da Arte

0 comentários:

Enviar um comentário

Livros e Filmes


Filme: Maria Antonietta

Filme:Le Roi Dance

Filme: O poder da arte

Filme: A Rapariga com Brinco de Pérola

Livro: Burguês Fidalgo/Sganarelo Autor: Molière